It is currently Thu Aug 22, 2019 9:21 am

Reply to topic  [ 1 post ] 
 Sugestões 
Author Message

Reply with quote
Post Sugestões
Saudações camaradas.

O porquê de jogar há tanto tempo decorre do meu gosto pessoal por jogos de estratégia. Foram muitos os quais joguei. Alguns como Guerra Khan e Imperia Online de forma mais assídua. Fui multicampeão em ambos os jogos e construi amizades duradouras nestes browser games. Testei outros tantos, mas nenhum fora capaz de prender tanto a minha atenção quanto os dois anteriores.

Foi o meu gosto por tais jogos que me permitiu encontrar Stronghold Kingdoms e um novo vício. Jogo SK desde quando o único servidor que existia era o inglês e só parei brevemente de jogá-lo quando o meu PC e o meu Windows XP inviabilizaram a reprodução do jogo. Ao comprar um PC novo instalei SK imediatamente.

Abandonei Guerra Khan e Imperia, jogos que oferecem uma ótima possibilidade de planejamento estratégico, mas que escravizam o jogador e comprometem demasiadamente o seu tempo diário. Entendi SK como o futuro dos jogos de estratégia online com uma possibilidade de experiência saudável com o tempo.

Mas é claro que está mensagem não teria sentido se fosse somente elogiosa aos desenvolvedores. Ainda acho que SK é um jogo que ainda tem muito há mostrar, visto que a experiência de Guerra não foi suficientemente explorada. Ainda é chato: 1) atacar e sofrer mais ataques de IAs do que de jogadores de carne e osso. 2) Tomar uma aldeia é algo demasiadamente demorado, visto a dependência de imenso acúmulo de honra para se efetuar o desejado. 3) A quantidade de facções por Casa é imensa e o resultado disto é no caso da América Latina, uma hegemonia imbatível. Felizmente a Quarta Era foi iniciada e o número de facções por casa foi reduzida a 3, tal como o número de jogadores por facção a 20. Este pouco já é muito, visto que, torna mais acirrada a disputa pela Era.

Para encerrar, como não custa sonhar espero que um dia haja um servidor onde as IAs desapareçam e que não seja tão alto o custo para se roubar outra aldeia. Em jogos mais simples como Guerra Khan e Imperia a pontuação do clã decorria também de ataques e posse de IAs. No Guerra Khan eram inúmeros os Castelos Fantasmas, IAs com tropas que conquistados geravam pontuação distinta para os seus donos. Um bom jogador derrubava o de maior nível com 3 tropas, dada uma com quase 50k de unidades montadas em uma boa formação. No Imperia haviam nove castelos que também possuíam tropas imensas e cuja derrubada exigia trabalho coletivo do clã e o sacrifício de tropas, lutar por castelos criados em regiões que dão bônus para a produção de determinados recursos ou atribuições militares.

Longe de querer comparar, até porque SK é incomparável. É um jogo muito distinto, o qual aprecio muito. Também é avançado em muitos aspectos. Mas certamente há de se aperfeiçoar no quesito guerra. Aliás se o jogo é de guerra, já pensaram se de repente uma capital não for mais adquirida por voto, mas conquistada e esta pontuar o clã do seu dono e tudo isto com um custo bem menor para se conquistar a aldeia dos rivais?

Penso que seria algo para se refletir em uma nova versão. Eu a jogaria certamente. XD

Abração
Black Death/Gilgamesh

Image

Thu Jan 14, 2016 2:07 am
Profile
Reply to topic   [ 1 post ]